terça-feira, 25 de setembro de 2012

O mendigo

   Certa ocasião, quando morava na cidade de Lages, em Santa Catarina, depois de um grande vendaval sofri um acidente ao tentar consertar o telhado. Quebrei o colo do fêmur além de tê-lo partido em diversos lugares. Do hospital da cidade fui transferido para a cidade de Rio do Sul, onde os recurssos eram melhores.
   Fui submetido a uma cirurgia e em poucos dias tive alta com a recomendação de voltar com certa regularidade ao mesmo hospital para os devidos curativos. Assim fiz, com frequência me deslocava via ônibus para a cidade vizinha.
   Numa dessas viagens, já liberado eu me encontrava na estação rodoviária esperando o ônibus que me levaria de volta. De muletas fiquei em pé diante das cadeiras reservadas a quem aguardava seu horário de partida. Muitas pessôas sentadas esperando e algumas até me ofereceram lugar que não aceitei pois minha perna não dobrava e era mais confortável permanecer em pé.
   A certa altura um mendigo se arpoxima e com um bafo de "pinga" me pede uma esmola. Olhei fixamente para êle com cara de mau e disse:
   - Se manda daqui homem! Saiba que êsse ponto de mendicância é meu, tenho registro na prefeitura e vc está invadindo. Só eu posso pedir esmola nêsse local, se não sair vou chamar a polícia!
   Êle me olhou muito espantado mas, percebendo meu tom de voz e minha cara de mau, saiu imediatamente dali. De início não percebi nada, até que olhando para as pessôas sentadas notei um olhar que nem saberia definir, um pouco de espanto, de quem não entendeu nada...
Só então percebi que eu não falara apenas para o mendigo, tôdos os presentes ouviram.  Comecei a rir. Tôdos então compreenderam que se tratava de um trote e começaram também a rir.
   Não faço idéia do que aconteceu ao mendigo, talvez tenha ido até a prefeitura da cidade reivindicar seu próprio ponto para esmolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário